Home > Dicas > Benefícios para o corpo e a mente: Pilates

Benefícios para o corpo e a mente: Pilates

O método Pilates proporciona benefícios que vão além da melhora postural

Benefícios para o corpo e a mente: Pilates - Disposição

Segundo o criador do método, Joseph H. Pilates, “A aquisição da boa postura só terá sucesso quando todo o mecanismo corporal estiver sob perfeito controle do troco com as extremidades”.

Melhora postural é um dos benefícios que o método proporciona, porém não é o único. Os praticantes podem contar também com o aumento da flexibilidade e da força muscular.

O método utiliza de movimentos que exigem concentração, precisão e uma respiração associada ao movimento. Utiliza-se de molas com diferentes resistências, usando os equipamentos criados pelo próprio Joseph, porém hoje adaptados ou também no solo, com uso geralmente de acessórios como bolas e elásticos.

Diferente do que muitos pensam, o Pilates pode ser praticado por homens e mulheres com objetivo estético ou para reabilitação, sendo que neste caso, é aplicado necessariamente pelo profissional fisioterapeuta.

O método abrange uma grande faixa etária, podendo ser praticado por crianças ou até mesmo idosos. E as gestantes podem praticar Pilates? Desde que a mulher já seja praticante antes de engravidar, para que conheça a contração abdominal correta e siga as orientações médicas, não há problema nenhum.

Muitos são os benefícios, trazendo grande prazer para o corpo. Conheça o método e comprove o que diz seu criador: “Eu devo estar certo, nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes”. E finaliza: “Se aos 30 anos, você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos, você é flexível e forte, você é um jovem”.