Home > Dicas > Condromalácia Patelar

Condromalácia Patelar

Patologia que ocorre no joelho, a Condromalácia Patelar é causada por esforços causados

Condromalácia Patelar - DisposiçãoAtualmente a dor no joelho é uma das principais queixas dolorosas, tanto em indivíduos sedentários como em atletas, por isso hoje vamos falar um pouquinho sobre a condromalácia patelar.

O joelho, formado pelo fêmur, tibia e patela, além de ligamentos e meniscos, sofre constante sobrecarga no nosso dia a dia, devido a movimentos de agachar, permanecer sentados por longos períodos e subir e descer escadas, por exemplo. Quando a musculatura envolvida na articulação do joelho não está forte o suficiente ou não está em equilíbrio entre o alongamento e força, um quadro doloroso provavelmente acontecerá.

É uma patologia definida como amolecimento da cartilagem patelar, podendo chegar a apresentar fissuras. Esportes como o ciclismo e a corrida tem alta incidência desta patologia, limitando o desempenho do atleta pela dor.

A condromalácia patelar é uma das patologias do joelho que geram dor na região anterior desta articulação. Pode ter, como citado anteriormente, diversas causas e atinge mais o sexo feminino.

E como saber se a minha dor é referente a um quadro de condromalácia patelar? Procure um ortopedista para que sua avaliação seja feita. O diagnóstico tende a ser simples, por meio de testes clínicos. Já o tratamento inicial deve envolver a não execução de movimentos que gerem dor, que são os de flexo-extensão do joelho, além do uso de gelo e medicamentos para analgesia.

Assim que se sinta mais confortável, um programa bem orientado de fortalecimento muscular, sem nos esquecermos dos alongamentos, deve ser iniciado. Para isto, diversas opções estão à disposição dos pacientes, como a musculação e o método Pilates. Desta forma, a dor é logo controlada e uma vez que a musculatura entra em equilíbrio, evita-se de cronificar a patologia.