Home > Dicas > CrossFit: o que é? Quem pode praticar?

CrossFit: o que é? Quem pode praticar?

Treinamentos variados e adaptáveis são características marcantes do CrossFit

disposicao-o-que-e-crossfit-p

Muitos me perguntam: o que é o CrossFit?? Será que eu posso fazer?? É muito forte? Eu dou conta? Bom, vamos lá! São muitos questionamentos, principalmente pelo fato do CrossFit ser uma modalidade relativamente nova aqui no Brasil, que vem ganhando cada dia mais o seu espaço. Primeiro, o CrossFit é para todos! Sim, todos! Todos tem condições de acompanhar um treino de CrossFit. Isso porque o treino é adaptado para qualquer tipo de pessoa, do sedentário ao atleta, incluindo as crianças, mulheres grávidas e idosos! A grande ressalva é sempre procurar profissionais qualificados (treinadores Level 1 de CrossFit), em uma Box afiliada à CrossFit.

O mais interessante no CrossFit é que os alunos, nos treinos, sempre se surpreendem. Os treinos não seguem uma rotina. Isso significa dizer que cada dia o aluno se depara com um treino diferente, o que proporciona ao praticante dinâmica e intensidade! Como coach, vejo que os meus alunos se adaptam à rotina de treinos com vontade de superação, vontade de melhorar o seu condicionamento, em uma competição consigo mesmo.

Mas, como é um treino de CrossFit? Como eu disse, cada dia é um treino diferente. Os alunos nunca se deparam com uma rotina de treinos, como em outras modalidades esportivas. Além disso, cada treino é dividido desta forma: trabalho de mobilidade, warm up (aquecimento), skill (habilidade e/ou força) e o W.O.D. No CrossFit, na mobilidade é realizado um pré-aquecimento das articulações que o aluno irá trabalhar durante a aula. Após, é realizado o Warm Up, que é intenso. Por isso, diz-se que “o meu aquecimento (no CrossFit) é o seu treinamento (daqueles que não fazem o CrossFit!)”. Depois de realizado o Warm Up, entramos com a parte do Skill, que é um trabalho de técnica ou força. E, por fim, vem o W.O.D, que significa Work out of the day. Pode ser traduzido ou como trabalho do dia, tarefa do dia ou “o pega da aula”. É a parte mais intensa, em que o aluno sempre busca superar o seu limite.

Em resumo, esta é a dinâmica do CrossFit! Para quem ainda não conhece, vale a pena procurar uma Box mais próxima e realizar o seu primeiro W.O.D. Além dos próprios exercícios, o CrossFit é um estilo de vida! É apaixonante!

João Paulo Boschini
CrossFit Level 1 Trainer, Educador Físico. Atua na box Espaço CrossFit- Maringá/Paraná.
  • Priscila Candida

    Muito esclarecedor!! Gostei bastante