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Por que o CrossFit traz resultados rápidos?

A soma de três modalidades é o motivador principal para obter resultados no CrossFit

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No post anterior, vimos que o CrossFit é uma metodologia que vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos. Os diferenciais desta metodologia são muitos, e hoje vamos entender um dos motivos do CrossFit estar associado a resultados rápidos nos seus praticantes. Por que isso acontece?

De forma geral, a metodologia do CrossFit mescla elementos de três modalidades: a ginástica, o levantamento de peso olímpico e o atletismo (MetCom – que é o desenvolvimento da capacidade nas três vias metabólicas – aeróbia, lactato e fosfato). Isso possibilita ao aluno, dentre vários benefícios, movimentos constantemente variados, dinâmicos e de alta intensidade. Os resultados certamente irão aparecer.

Além disso, o CrossFit também utiliza movimentos funcionais, que são aqueles movimentos que você realiza diariamente. Pegar um caixa e colocar em cima de um guarda-roupa; sentar em uma cadeira ou um simples fato de você limpar o chão são exemplos de movimentos funcionais. Com o CrossFit, você estará mais bem preparado para as tarefas do seu dia a dia.

Partindo para os seus fundamentos, o Crossfit não é um programa de condicionamento físico especializado, mas uma tentativa de melhorar as 10 capacidades físicas dos seus praticantes. São elas: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, velocidade, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Desta forma, o programa do CrossFit foi desenvolvido para melhorar as competências dos indivíduos em todas as tarefas que exigem quaisquer das capacidades físicas. Por isso afirmamos que um indivíduo estará em forma não quando ele é bom em uma das capacidades físicas. Ele estará em forma quando estiver equilibrado em todas as suas qualidades físicas.

Ainda, nesta metodologia não há diferença entre o treino de uma pessoa normal ou de um atleta de elite. A intensidade e a duração do treino serão as mesmas, pois, mesmo sendo iniciante, o praticante dará o seu máximo tanto quanto o atleta. O que vai diferenciar será o peso/carga. Não há dúvidas: o CrossFit é geral, amplo e inclusivo.

Resumindo, o Crossfit beneficia e melhora rapidamente a performance de qualquer tipo de pessoa, sendo ela atleta de alto nível, sedentário, obeso, idoso ou praticante de qualquer tipo de atividade física (como a musculação e fitness). Os resultados são rápidos, pois no CrossFit há a reunião de três modalidades esportivas, há a melhora das 10 capacidades físicas do indivíduo e a utilização de movimentos funcionais possibilita um condicionamento para atividades do dia a dia. É essencial que o praticante tenha uma alimentação equilibrada e nutritiva, pois ela está diretamente associada à aptidão, podendo ampliar ou diminuir os efeitos destes resultados.

Com o CrossFit, o seu metabolismo vai acelerar, o que acarreta perda de gordura corporal e ganho de massa magra. E, o mais importante, você estará ganhando, a cada treino, mais SAÚDE!

João Paulo Boschini
CrossFit Level 1 Trainer, Educador Físico. Atua na box Espaço CrossFit- Maringá/Paraná.