Home > Dicas > Férias, vamos escalar?

Férias, vamos escalar?

Escalar é superar limites e descobrir a liberdade!

Férias, vamos escalar? - Disposição

Que tal aproveitar este friozinho do mês de julho para aquecer nossos corpos escalando paredes muito verticalizadas? E aí, será que você tem coragem?

A escalada é um esporte radical realizado principalmente em superfícies de rochas mais sólidas possíveis, geralmente verticais ou negativas, onde a parede forma com o chão um ângulo menor que 90 graus. O objetivo principal do escalador é escalar sem cair, o que dependendo do nível de dificuldade da via normalmente não acontece.

A prática da escalada surgiu como uma atividade derivada do montanhismo e foi utilizada como treino para corridas de alpinismo.  Como prática desportiva ela surgiu apenas no século XIX na Alemanha e na Inglaterra.

A escalada ainda pode ser dividida em livre ou artificial. Na modalidade livre o escalador encara paredões utilizando apenas cordas, e outros equipamentos que asseguram sua vida, e sobem utilizando apenas as mãos. Na modalidade artificial o material serve não apenas para assegurar a vida do escalador mais também para ajudar a progressão.

Os equipamentos mais utilizados para segurança somam-se às proteções fixas (grampos ou chapeletas), corda, cadeirinha e mosquetões. Usa-se também carbonato de magnésio para evitar a transpiração das mãos e sapatilhas de solado liso e aderente.

Escalar significa superar os limites físicos e mentais, além de descobrir a beleza da natureza e a liberdade. Procure profissionais qualificados para iniciar na prática da escalada. Asseguro-lhes que irão se apaixonar pelo esporte!

Flávio Canova
Graduado como bacharel em Educação Física pela UEM e pós-graduado em Atividade Física para a Saúde e Trenamento pelo Cesumar.
http://www.flaviocanova.com