Home > Dicas > Lesão no púbis

Lesão no púbis

A pubalgia é uma inflamação do osso púbis, que gera muita dor na região da virilha

Lesão no púbis - Disposição

Uma patologia muito comum nos esportes, principalmente nas corridas e futebol, é a lesão no púbis, conhecida com pubalgia. Vocês se lembram de algum jogador de futebol que sofreu com esta patologia? O brasileiro, jogador do Real Madrid, Kaká.

A pubalgia caracteriza-se por uma inflamação do osso púbis, gerando dor na região da virilha, podendo irradiar para parte interna da coxa e sendo normalmente unilateral. Pode gerar dor também na região dos testículos.

A sínfise púbica é um local de origem e inserção de alguns músculos, como os abdominais e os adutores de coxa. No esporte que exige muita tensão destes músculos, como é o caso do futebol, é comum o afastamento da prática esportiva por desenvolvimento da pubalgia.

E por que o futebol é responsável por 50% dos casos desta doença? Porque durante o movimento do chute ou do arranque desses atletas há uma concentração de forças muito grande nessa região. Porém, não há uma única causa concreta para o desenvolvimento da pubalgia.Uma hipótese é a de que o encurtamento muscular limitaria a amplitude de movimento, causando sobrecarga nos músculos abdominais e adutores, que para completar o movimento, aumentariam a força de cisalhamento pela contração agonista-antagonista destes músculos, levando assim a uma irritação do púbis. Alterações na rotação do quadril e encurtamento dos músculos isquiotibiais são outras hipóteses para o desencadeamento da pubalgia.

Por causar dor, o atleta tem seu desempenho limitado, tornando-se até mesmo incapaz de atuar em jogos. A dor que se inicia de forma aguda, pode se tornar crônica, e para que isto seja evitado, constante acompanhamento médico e fisioterapêutico devem ser dados ao atleta.

Num caso agudo, o repouso é essencial, sendo utilizado também gelo, tecnicas de mobilização e manipulação articular, assim como alongamentos e reforço muscular específico assim que o paciente se sinta confortável.a