Home > Dicas > Malhar no inverno para emagrecer

Malhar no inverno para emagrecer

É importante iniciar uma atividade física no inverno, visando a reeducação metabólica

Malhar no inverno para emagrecer - Disposição

A musculação é um tipo de treinamento físico onde são utilizados pesos livres e máquinas que auxiliam no aumento da resistência e da força muscular.

A prática da musculação, além dos inúmeros benefícios como aumento ou manutenção da força muscular, densidade mineral óssea, sensibilidade à insulina e capacidade de realização das atividades do cotidiano, acelera o metabolismo de repouso favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. E, portanto, quanto maior a massa muscular, maior será o gasto energético e menor a quantidade de gordura.

Precisamos entender a diferença entre perder peso e perder gordura. Emagrecer de forma saudável não significa perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura. O emagrecimento só é possível pela diminuição da ingesta calórica acompanhada por um aumento do consumo energético. O ideal para o emagrecimento e para a saúde é integrar os exercícios aeróbios, musculação, alongamento e uma alimentação balanceada.

No inverno, com o frio, nosso organismo produz mais calor e o metabolismo fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo. O inverno é um bom período de começar uma reeducação metabólica e praticar algum tipo de atividade física.

Algumas pessoas por não gostarem do inverno, se deprimem nessa época do ano tendo uma queda da produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). Para suprir essa sensação de desânimo e tristeza, a maioria das pessoas, principalmente as mulheres, acabam descontando na comida e por isso engordam. Durante a reeducação metabólica, a pessoa passa a treinar seu organismo para que ele se acostume a queimar gorduras corretamente e, a tendência é a de não voltar a engordar, porque o metabolismo voltou funcionar de maneira correta.

Um ótimo fim de semana a todos e fiquem ligados nas próximas dicas!

Flávio Canova
Graduado como bacharel em Educação Física pela UEM e pós-graduado em Atividade Física para a Saúde e Trenamento pelo Cesumar.
http://www.flaviocanova.com