Home > Dicas > Trekking, que tal?

Trekking, que tal?

Caminhada, contemplação da natureza e trabalho em equipe são alguns benefícios do Trekking

Trekking, que tal? - Disposição

Férias chegando e você aí sem saber o que fazer? Sua família planejou aquela viagem aparentemente nada atrativa? Não fique se torturando pensando que serão as piores férias de sua vida. Aproveite os ambientes que você encontrar para torná-los grandes oportunidades de superação. Como fazer isso? Você já ouviu falar em trekking?

Trekking é uma palavra de origem sul-africana que tem por significado seguir um trilho, ou seja, um percurso pedestre que deve ser feito a pé. Embora pareça uma simples caminhada, ela tem um caráter um pouco mais competitivo, que implica, muitas vezes, na superação de longas jornadas que exige dormir em tendas ou abrigos.

Para os amantes das competições, o trekking de regularidade é uma ótima pedida. Consiste em um esporte formado por percursos preestabelecidos em planilhas, que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. Os desenhos são para ajudar a identificar o percurso a ser seguido.

Os praticantes do trekking aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar. Além dessas vantagens, o esporte acaba contribuindo para difundir o turismo nas regiões por onde passa e reforçar o espírito de trabalho em equipe entre seus praticantes.

Todas estas informações sobre a atividade, aliada ao baixo custo para sua realização, em qualquer nível de dificuldade, proporciona ao praticante toda a segurança e é um dos pilares para o desenvolvimento do esporte.

Espero que todos possam contemplar o ambiente em que estiverem, podendo desenvolver a prática do trekking, e acima de tudo, que aproveitem os momentos em contato com a natureza, livre de todas as impurezas do cotidiano de cidade grande.

Um ótimo fim de semana a todos e fiquem ligados nas próximas dicas!

Flávio Canova
Graduado como bacharel em Educação Física pela UEM e pós-graduado em Atividade Física para a Saúde e Trenamento pelo Cesumar.
http://www.flaviocanova.com